quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Que saudade da Praça Tiradentes!!!!

Coreto da Praça Tiradentes,  o que restou dele,
 a única lembrança do local


  
Lendo as notícias do blog do jornalista Edwilson, a observação sobre a importância das praças e a sugestão da criação das academias públicas me fez lembrar uma situação inusitada para não ser trágica que acontece em Imperatriz.
Estou falando ao longo da história do município, da ocupação desenfreada das praças públicas por comércio informal e outros tipos de desrespeito ao patrimônio público, da falta de um Plano Diretor que até hoje ficou somente no discurso dos nossos “amigos gestores”.
Quando  não planejamos o crescimento de  nosso município, ele ocorre de maneira desordenada  batendo de frente com as questões ambientais, de infra-estrutura e que refletem na qualidade de vida da população. 
Em Imperatriz,  faço um desafio interessante e se eu estiver errado  me corrijam por favor!!! Procurem nos textos oficiais, releases, matérias oriundas da prefeitura durante as várias gestões municipais,   a palavra “PLANEJAMENTO”.
Dificilmente vamos encontrar nos textos esta  palavra por que as gestões estão acostumadas a trabalhar sempre o  “imediato” em vez do  “mediato” e o resultado é que nem todos os problemas conseguimos resolver com soluções instantâneas, rápidas como “receita de bolo” que já vem pronta.
Por exemplo, hipotético, se não conseguimos asfaltar 500 metros de ruas por mês, mas quantos vamos conseguir em seis meses, vamos traçar as metas, as estratégias para alcançar esse propósito em  médio e longo prazo. Mas, tudo sempre fica na receita do bolo que muitas vezes não muda nem o sabor para não atrapalhar!!!!!
Voltando a questão das praças, como a maioria dos bairros de Imperatriz foi fruto de invasão, não sobrou espaço para as áreas públicas de lazer e por falta de planejamento isto também não foi corrigido.  E por ironia do destino, contemplamos  o processo de  privatização das praças com  a construção dos shopping centers.  
Sem descartar o efeito positivo para a economia, mas sabemos  que este “brinquedinho” nunca foi diversão para as classes menos favorecidas. São bem-vindos, temos certeza que sim, e não estou fazendo propagando pejorativa!!! Mas cadê as praças que na história “retomam o conceito de lugar do encontro, da prosa, do namoro e da política, como faziam os gregos”, bem retratado no texto  do colega Edwilson. 
Para complicar ainda mais a situação em Imperatriz temos um sentido inverso de valores relacionado a importância das praças públicas. Aqui loteamos os espaços públicos que ainda restam ao cedê-los para fins “públicos” e particulares.
Você  tem lembranças da Praça Tiradentes?  Um   dos mais bonitos espaços de lazer públicos de Imperatriz. A “sensibilidade” enorme dos gestores municipais acabou com o espaço em dois atos falhos:  a construção de um camelódromo em cima da praça e o outro, para exterminar de vez, a construção de um Terminal de Integração na parte que faltava para ser “deletada”.
Tenho certeza que o camelódromo e o Terminal de Integração têm funções sociais importantes, mas critico o local onde foram instalados, em cima de um patrimônio histórico e cultural da cidade. Fica a minha sugestão para encamparmos uma campanha e quem sabe termos um dia a nossa Praça Tiradentes de volta!!! 
foto: blog do Samuka

Um comentário:

  1. Isto é uma vergonha para nós imperatrizenses!!!
    É uma falta absurda de sensibilidade política, cultural e sobretudo de respeito ao patrimônio público.

    ResponderExcluir