quinta-feira, 31 de março de 2011

Salas vazias, celas lotadas!!!



 Quando  questionamos o porquê da superlotação dos presídios, das mazelas sociais,  trazendo para a nossa realidade temos a compreender que indiretamente o termo "salas vazias, celas lotadas", tem muita relação com o problema. É sabido que temos hoje elefantes brancos na Educação em Imperatriz. São colégios com boa infraestrutura como Dorgival Pinheiro de Sousa, Nascimento de Morais, Graça Aranha, Amaral Raposo  que ficam ociosos em boa parte dos turnos por falta de alunos. Se já estava desta forma antes de uma greve, imagine depois.
E olha que os problemas se repetem e o movimento grevista no setor da educação está quase fazendo parte do calendário de atividades porque tem sido uma constante todos os anos, independente da sigla que governa o estado. Quem não lembra por exemplo da greve dos cem dias da educação no Governo Jackson Lago.

Salas vazias, celas lotadas I

A verdade é que não quero discutir os motivos que sei, são válidos, porque legitimam o sentimento de uma categoria, mas quero sim lamentar as consequencias. Nossos alunos da rede estadual recebem a dura pena de não ter férias, calendário escolar regular, não podem participar em condições competitivas dos programas de ACESSO ao ensino superior do Governo Federal porque tem graves problemas de deficiência de conteúdo. É triste perceber que uma das ferramentas mais igualitárias de mudança social, de promoção dos direitos sociais - a educação, em nosso Estado não está cumprindo o seu papel e aí ficamos mesmo na dependência destes jovens passarem no vestibular do futebol, serem ronaldinhos, imperadores, gansos, patos, romários ou cantores, mas ressalto que este vestibular é muito mais desumano  e deixa muito mais gente de fora!!!! Esses que ficam de fora, muitas vezes. vão  reforçar a fileiras da superlotação, corrupção, alcoolismo, drogas e outras mazelas que todos nós vamos assumir, a sociedade, as consequencias. Como poderia ser diferente!!! É,  mas a cada dia de escola parada, temos menos um dia de conhecimento, informação oportunidades.

Salas vazias, celas lotadas II

No desespero muitos pais estão atendendo aos apelos das escolas particulares que estão preparando pacotes promocionais para captar os alunos dos colégios públicos em greve. Tudo no país recebe uma sigla, um nome de programa, como deverei chamar este? Talvez de Proaula das escolas particulares!!!! Tudo isto faz parte de mais um capítulo dos lamentáveis que queremos deletar de "nossas mentes".


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário