terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ÁLCOOL: 40% dos jovens alcoólatras deram seu primeiro gole antes dos 11 anos

LOC/REPÓRTER: Um golinho de cerveja para a criança experimentar, molhar a chupeta do bebê no vinho. Essas são algumas brincadeiras que, apesar de inocentes, podem ser decisivas na hora de um jovem se tornar alcoólatra. Segundo um levantamento feito pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas, 40 por cento dos jovens viciados em álcool deram seu primeiro gole antes dos 11 anos de idade. A pesquisa revelou ainda que em boa parte dos casos, o pai ou a mãe do jovem tinha o habito de beber abusivamente. Para a psiquiatra Marta Ezierski, diretora do Centro, apesar dos dados trazidos por essa e por varias outras pesquisas, muitos pais ainda insistem em manter certos hábitos.
TEC/SONORA: diretora do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas, Marta Ezierski
"O público em geral ainda acredita muito sinceramente que é bonito beber. E nas casas, os pais ainda fornecem bebida para os filhos pequenos. Toda criança imita e os pais não percebem que não se educa os filhos pelo que se fala para eles, mas pelo que se faz na frente deles. O exemplo é muito mais importante do que qualquer discurso."
LOC/REPÓRTER: O motorista de ônibus César Dias Rodrigues conta que experimentou o álcool pela primeira vez na adolescência, com cerca de 16 anos. Depois do divórcio e da primeira internação sem sucesso em uma clínica de recuperação a pedido do chefe, ele decidiu mudar de vida e se livrar do vício.
TEC/SONORA: motorista de ônibus César Dias Rodrigues
"Qual é a empresa que vai querer manter um funcionário dependente de álcool? Foi quando eu percebi que eu não dava mais conta, porque eu estava bebendo durante 24 horas. Aí, eu tomei a decisão de eu mesmo me internar porque eu não daria conta se eu mesmo não me internasse."
LOC/REPÓRTER: A pesquisa entrevistou cerca de 600 pacientes adultos e mais de 130 adolescentes atendidos pelo centro nos últimos dois anos.

Reportagem, Maressa Ribeiro
Fonte: Agência Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário